6.8 monitoramento com monitor multiparâmetros (opcional)

Para realizar a visualização da onda da PIC adquirida pelo sensor em seu monitor, você precisará de um receptor brain4care BcAc-DG-1000 adaptado à entrada de pressão invasiva.

6.8.1 pareamento manual

Passo 1. Conecte o receptor à entrada de pressão invasiva do monitor multiparamétrico de paciente.

Passo 2. Ligue o sensor e posicione-o no paciente conforme explicado na seção https://brain4care.atlassian.net/wiki/spaces/B4CMANUALSENSOR31/pages/2654276152

Passo 3. Para dar início ao processo de pareamento, pressione o botão de interface do BcAc-DG-1000, e certifique-se que o LED do receptor passará a piscar em azul. Em seguida, pressione o botão de interface do sensor e verifique se o LED também piscará em azul.

Passo 4. Logo em seguida, os dois dispositivos entrarão no modo de pareamento inteligente, com uma confirmação visual dos LEDs. Tanto o sensor como o receptor passarão a piscar com um padrão de cor e frequência gerados aleatoriamente, significando assim que ambos se identificaram e estão aptos a parearem.

Passo 5. Este pareamento é concluído pressionando o botão de um dos dispositivos, que piscarão três vezes em azul, informando o sucesso do pareamento. Se não desejar concluir o pareamento, basta esperar alguns segundos que ambos dispositivos entrarão em modo standy-by.

Passo 6. Com o pareamento concluído, o sinal da PIC deve aparecer no monitor multiparamétrico. Para melhor visualização, configure-o para o ajuste automático da escala. Caso o sinal não seja encontrado no monitor multiparamétrico, desligue o sensor, desconecte o receptor e volte para o passo 1.

Figura 6.8-1 Botão da interface do receptor

AVISO - NÃO tente calibrar o sensor BcSs-PICNIW-1000 ou BcSs-PICNIW-2000 com o monitor. Isso pode resultar na exibição de um valor de PIC enganoso mostrado no monitor que pode ser mal interpretado ao tomar decisões clínicas.

AVISO - Certifique-se de que NENHUM valor de PIC seja mostrado no monitor quando o sensor BcSs-PICNIW-1000 ou BcSs-PICNIW-2000 estiver conectado. Certifique-se de que os pontos de interrogação padrão (? /?) ou traços (- / -) sejam exibidos.

ATENÇÃO - Use apenas com monitores compatíveis e NÃO calibre o valor da PIC (mmHg)

6.8.2 pareamento guiado por aplicativo (disponível na versão 2.8 do APP ou anterior)

Neste método de pareamento, o aplicativo brain4care fará a conexão entre o receptor e o sensor. Um grande benefício desse método é a capacidade de visualizar o sinal do sensor no monitor multiparamético e no aplicativo móvel ao mesmo tempo, bem como gerar um relatório da sessão de monitoramento.

Passo 1. Conecte o receptor à entrada de pressão invasiva do monitor de paciente

Passo 2. Ligue o sensor e posicione-o no paciente conforme explicado na seção 6.5.

Passo 3. Siga as etapas da seção 6.3.

Passo 4. Após parear o sensor, no aplicativo, clique em “Pair Receiver”. Uma lista de receptores disponíveis aparecerá.

Figura 6.8-2 Iniciando o pareamento com o Receptor.

Verifique o UDI do receptor na etiqueta da face oposta ao botão, e então selecione-o na lista. Alguns receptores podem não estar disponíveis para serem clicados, representados em cinza, pois estão inativos, bloqueados, não pertencem à organização ou estão aguardando ativação (caso seu sensor esteja em cinza, verifique com o gestor de dispositivos de sua unidade).

Figura 6.8-3 Escolhendo o Receptor.

Passo 5. Após a seleção do receptor é iniciado o modo de pareamento inteligente entre o sensor e o receptor, com uma confirmação visual dos LEDs dos dispositivos desejados. Primeiro deve-se realizar a confirmação visual do pareamento com o receptor (Figura 6.8-4), sendo que o receptor e a imagem no aplicativo emitirão uma sinalização luminosa com mesmo padrão de cor e frequência de piscagem. Caso seja identificado este padrão, o receptor escolhido é o correto, então deve-se clicar em “Confirmar” para continuar o pareamento. Caso não seja identificado o padrão ou deseja-se trocar de receptor, basta clicar em “Reselecionar”.

Figura 6.8-4 Confirmando o emparelhamento do receptor

Assim que a conexão com o receptor for confirmada, você será direcionado para a tela da Figura 6.8-5, onde o sensor, receptor e aplicativo estão pareados. O mesmo método de pareamento inteligente é feito com a tela do sensor, receptor e aplicativo móvel piscando na mesma cor e padrão de frequência gerados aleatoriamente.

Passo 6. Verifique se todos os três dispositivos possuem o mesmo padrão de piscar e clique em “Confirmar” (item 1 Figura 6.8-5). Caso o padrão não seja identificado ou você queira alterar algum dos dispositivos, basta clicar em “Reselecionar”. (Figura 6.8-5)

Os LEDs de status do sensor e do receptor piscarão em verde três vezes assim que o emparelhamento for confirmado e uma janela de sucesso aparecerá no aplicativo.

Figure 6.8-5 Confirming Sensor/Receiver Pairing.

Observação: Se além de visualizar no monitor você também deseja visualizar o sinal da forma de onda e gerar o relatório no aplicativo móvel, clique em “Iniciar monitoramento” e prossiga com os passos na seção 6.6. Se você deseja apenas monitorar no monitor multiparâmetros, clique em “Cancelar”.

Passo 7. Neste ponto, o monitor multiparâmetro deve começar a receber o sinal da forma de onda. Para melhor visualização, configure o monitor de paciente para dimensionamento automático. Se o sinal não for encontrado no monitor multiparâmetros, desligue o sensor, desconecte o receptor e volte para a etapa 1.

6.8.3 verificar a qualidade do sinal ni-ICP em monitores de pacientes usando o receptor

Depois de colocar corretamente o sensor na cabeça do paciente e emparelhar com o receptor, a forma de onda deve aparecer com precisão no monitor. O bom posicionamento da faixa de cabeça e o posicionamento adequado do sensor resultarão em formas de onda típicas, conforme ilustrado abaixo (Figura 6.8-6). Nota: a figura abaixo é simplesmente uma ilustração de uma forma de onda de amostra.

 

Figura 6.8-6 - Boa leitura da forma de onda

Se os sinais mostrados no monitor não apresentarem nenhuma das características vistas na ilustração acima (o sinal deve apresentar pelo menos picos P1 e P2 identificáveis), modifique a posição do sensor na cabeça do paciente deslocando e/ou apertando/ afrouxando a faixa de cabeça até obter uma forma de onda de pulso satisfatória. Um exemplo de uma leitura ruim é mostrado abaixo (Figura 6.8-7).

 Figura 6.8-7 - A forma de onda requer ajuste

Copyright © 2020 Braincare Desenvolvimento e Inovação Tecnológica S.A. All rights reserved.