6.5 posicionamento do sensor e verificação sinal

Passo 1 - inicie uma monitorização

A partir da tela principal clique em nova sessão (1) para iniciar uma monitorização.

Figura 6.5-1 Tela principal do aplicativo

Passo 2 - preencha os dados do paciente

No início da monitorização um passo opcional é preencher os dados do paciente que será monitorado. Essas informações serão usadas e registradas no relatório final. Preencha todos os dados corretamente e clique em “começar monitorização”(1) como indicado na Figura 6.5-2

ATENÇÃO - Para um monitoramento mais rápido, você pode optar por pular esta etapa, mas para que o relatório seja gerado, você deverá preencher as informações do paciente ao final da sessão de monitoramento.

Figura 6.5-2 Formulário dados paciente (começar monitorização)

Ao iniciar uma monitorização o aplicativo apresentará uma tela de apoio ao posicionamento do sensor. Esta informará sobre o aperto do sensor. Antes de colocar o sensor na cabeça do paciente, a opção sempre indicada será de sensor POUCO apertado (Figura 6.5-3). O mesmo indicará um posicionamento muito frouxo.

Figura 6.5-3 Indicação cremalheira frouxa

Passo 3 - posicione o sensor

Com o sensor e a banda de fixação montados, coloque a banda de fixação ao redor da cabeça do paciente conforme Figura 6.5-4

Figure 6.5-4 Posicionamento da bandana da cabeça do paciente

O sensor deve entrar em contato com o couro cabeludo na região temporoparietal cerca de 2 polegadas (5-6 cm) acima da entrada do meato acústico externo no plano coronal e logo abaixo da saliência da cabeça onde a circunferência é maior, conforme posição (B) na Figura 6.5-5. Ambos os lados da cabeça funcionarão para a colocação do sensor.

Figura 6.5-5 Posições recomendadas para o pino do sensor

A posição (A) na figura 6.5-5 acima é outra boa opção. Nesta opção o sensor deve ser posicionado na região das têmporas (linha média de sobrancelha) ou a 15% do ponto de referência Fpz em direção ao ponto Oz na parte de trás da cabeça através da circunferência do crânio.

Uma vez que o sensor esteja no lugar, aperte a cremalheira para um ajuste firme e confortável, girando a mesma no sentido horário até que um último clique possa ser ouvido sem força excessiva. Um ajuste adequado resultará em uma mensagem verde de OK! (Figura 6.5-7)

  • Se o paciente estiver acordado, pergunte se ele está confortável com a pressão. Caso contrário, reajuste a faixa de cabeça para um ajuste confortável.

  • Em condições nas quais os pacientes não responder, verifique se há sinais de desconforto ou danos à pele pelo menos a cada cinco minutos.

Um aperto excessivo será indicado com uma mensagem de sensor MUITO apertado (Figura 6.5-6). Nesse caso afroxe a cremalheira até em a mensagem verde de OK! aparecer (Figura 6.5-7).

Figura 6.5-6 Indicação cremalheira muito apertada

ATENÇÃO - Em ambos casos de POUCO (Figura 6.5-3) ou MUITO apertado (Figura 6.5-6), a monitorização não poderá ser iniciada, ou seja, o botão de iniciar monitorização estará desabilitado. Ajuste a cremalheira até a barra de posicionamento ficar verde.

PRECAUÇÃO - Sabe-se que a posição ou movimento do paciente e do Sensor BcSs-PICNIW-1000 afeta o sinal que está sendo gravado. Como resultado, se várias sessões de gravação forem obtidas no mesmo paciente, o posicionamento consistente do paciente e do dispositivo levará a gravações mais comparáveis.

 

Passo 4a - verificação assistida da da qualidade do sinal (opção com internet)

Quando o aperto da cremalheira estiver satisfatório, o sistema BWS iniciará a coleta de uma amostra de 30 segundos do sinal captado (Figura 6.5-7). Esta amostra servirá para um pré-processamento do sistema para indicar se há um problema técnico na qualidade do sinal.

Figura 6.5-7 Aperto adequado com internet (coleta de amostra do sinal)

A amostra de 30 segundos será processada e o resultado de um pulso médio de 30 segundo capturado será apresentado com respectivos intervalos de confiança (Figura 6.5-8). Esta amostra será atualizada a cada 5 segundos. A intenção dessa amostra é facilitar a verificação da qualidade feita pelo operador.

Figura 6.5-8 Amostra processada de qualidade adequada

Em alguns casos, o sinal sendo capturado pelo sensor não terá qualidade técnica suficiente. Nestes casos o aplicativo indicará excesso de ruído, significando que há uma necessidade de estabilizar o paciente e/ou ajustar o sensor (Figura 6.5-9).

Figura 6.5-9 Amostra processada de qualidade insuficiente

Se o sensor for posicionado corretamente, a forma de onda mostrada na tela de posicionamento deve ter uma característica típica de forma de onda PIC. Essa familiaridade com a forma de onda é uma decisão do profissional da saúde com base em sua experiência e exposição às formas de onda de PIC.

Passo 4b - verificação não assistida da da qualidade do sinal (opção sem internet)

Quando o aperto da cremalheira estiver satisfatório, e não houver conexão de internet, a barra de posicionamento do sensor ficará verde. Nesta caso sugere-se uma verificação visual da qualidade do sinal antes do início de uma monitorização.

O aperto adequado não garante que o sinal seja de boa qualidade; A posição do sensor na cabeça também influencia a qualidade do sinal. Portanto, se o aperto não resolver, afrouxe a faixa de cabeça girando a cremalheira no sentido anti-horário e tente reposicionar o sensor variando o aperto e a posição até que um sinal de forma de onda familiar PIC apareça.

Figura 6.5-10 Aperto adequado sem internet

 

Copyright © 2020 Braincare Desenvolvimento e Inovação Tecnológica S.A. All rights reserved.