6.6 monitoramento do paciente



Passo 1 - inicie uma sessão de monitorização

Na tela principal, clique no botão nova sessão (1) para iniciar a sessão de monitoramento.

DICA - Para obter instruções de login e pareamento do sensor, leia a seção https://brain4care.atlassian.net/wiki/spaces/B4CGUIDEAPP/pages/2390689902.

Figura 6.6-1 Tela principal do aplicativo

Passo 2 - preencha os dados do paciente

No início da sessão de monitoramento, uma etapa opcional é preencher os dados do paciente. Essas informações serão usadas e registradas no relatório final. Preencha todos os dados corretamente e clique em “iniciar monitoramento”(1) conforme mostrado na Figura 6.6-2

DICA - Para um monitoramento mais rápido, você pode optar por pular esta etapa, mas para que o relatório seja gerado, você terá que preencher as informações do paciente ao final da sessão de monitoramento.

Figura 6.6-2 Formulário para incluir informações de paciente

Categorizar de relatório com tags (opcional)

Se ativado, você pode classificar sua sessão de monitoramento com tags predefinidas para facilitar a filtragem de relatórios na tela de listagem de relatórios.

Clique no botão de categoria de relatório .

Figura 6.6-3 Classificação de relatório via tags

Uma janela aparecerá com as tags de classificação disponíveis que sua organização disponibilizou antecipadamente. Escolha uma ou mais tags para classificar a sessão de monitoramento.

Figura 6.6-4 Tela de classificação de relatório

Passo 3 - iniciar a monitorização

Uma vez satisfeito com a morfologia exibida na tela de poscionamento do sensor Figura 6.6-5, clique no botão começar monitorização (1).

Figura 6.6-5 Começar monitorização

Passo 4 - monitorização do paciente

Uma vez iniciado o monitoramento, uma tela é mostrada no aplicativo móvel, conforme mostrado na Figura 6.6-6, onde algumas informações são apresentadas para auxiliar no monitoramento. A Tabela 6.6-1 descreve a cada elemento da tela.

Figura 6.6-6 Tela de monitoramento

Cada elemento da tela de monitorização está descrito na tabela abaixo.

Tabela 6.6-1 Elementos da tela de monitoramento

No.

Função 

Descrição

No.

Função 

Descrição

1

Dados do paciente

Mostra os dados do paciente: Nome, idade e identificação do atendimento

2

Editar dados do paciente

Abre um formulário para preencher e editar os dados do paciente.

3

Aba de morfologia

Tela que mostra os últimos 5 segundos da sessão de monitoramento

4

Guia de tendências

Tela de tendências que mostra a sessão de monitoramento total

5

Razão P2/P1

Tela que mostra o gráfico da razão P2/P1 minuto a minuto

6

TTP

Tela que mostra o gráfico do Time-to-peak minuto a minuto

7

Observações

Abre uma janela para visualização e adição de observações

8

Relatório 01m

Botão de acesso ao relatório parcial onde os dois dígitos antes do “m” informam quantos minutos foram processados no relatório

9

Carga bateria

Nível percentual de bateria interna (abaixo) e bateria externa (acima)

10

Sinal Bluetooth

Status da intensidade do sinal Bluetooth. Verde (bom), amarelo (regular) e vermelho (ruim)

11

UDI

Identificador do sensor pareado

12

Tempo

Tempo decorrido desde o início da sessão de monitoramento

13

Finalizar

Botão encerrar sessão de monitoramento

14

UMI

Identificador da sessão de monitoramento

15

Pausa/Resumir

Botão para pausar/resumir o processamento dos dados da monitorização no relatório

Para encerrar a sessão de monitoramento clique em “Terminar Monitorização” (Item 10 da Figura 6.6-6). Um pop-up aparecerá solicitando que você confirme o final da sessão de monitoramento. Clique em “Salvar”.

Passo 5 - interpretação da morfologia

Uma monitorização com o sistema BWS apresentará qualquer uma das características típicas de uma onda PIC (Figura 6.6-7) abaixo, de acordo com a condição clínica do paciente (de normal a patológica)

Figura 6.6-7 - Formas de onda de ICP. Fonte: Nucci CG, et al. Acta Neurochir (Wien). 2016. Classificação morfológica das ondas de pressão intracraniana: análise automatizada e validação clínica.

Como referência sugestiva, as formas de onda abaixo , Figura 6.6-8 (A a G), são formas de onda PIC não invasivas típicas que são mostradas com o sensor da PIC não invasivo.

Figura 6.6-8 Pulsos ilustrativos

A sessão de monitoramento deve ser tão longa quanto necessário para avaliar a forma de onda PIC no aplicativo. As sessões típicas são em torno de 10 minutos, mas devem ser definidos por um profissional da saúde treinado. A sessão deve ser finalizada mediante solicitação do paciente devido ao desconforto ou por uma decisão do profissional da saúde encarregado.

A forma de onda de pulso da PIC (Figura 6.6-9) é uma alternativa para avaliar certas características da PIC, independentemente dos valores absolutos que normalmente são capturados por um método invasivo .

Figura 6.6-9 - Parâmetros típicos de uma onda PIC

A forma de onda PIC contém características que podem ser analisadas matematicamente, como:

  • Picos do pulso: P1 (onda de percussão, devido à transmissão da pressão arterial do plexo coróide para os ventrículos cerebrais), P2 (onda de maré, relacionada à complacência cerebral) e P3 (onda dicrótica);

  • Amplitude absoluta dos picos de onda: dP1 (amplitude relativa de onda de percussão), dP2 (amplitude relativa de onda de maré), dP3 (amplitude relativa de onda dicrótica);

  • Defasagens absolutas em milissegundos de picos de onda: LT (considerado o timestamp inicial de um pulso), L1 (lag para onda de percussão), L2 (lag para onda de maré), L3 (lag para onda dicrótica), Lx (lag variável);

Curvatura absoluta dos picos de onda: Curv1 (curvatura de onda de percussão), Curv2 (curvatura de onda de maré), Curv3 (curvatura de onda dicrótica).

Em condições normais de PIC, as amplitudes relativas dos três picos estão relacionadas da seguinte forma: P1>P2>P3 (Caixa A na Figura 6.6-4 acima). Em condições com diminuição da complacência cerebral e aumento da PIC, a morfologia da forma de onda do pulso muda gradualmente e certos indicadores, como a razão de amplitude P2/P1, eventualmente aumentam.

Passo 6 - encerramento da monitorização

Assim que o monitoramento estiver concluído, você será direcionado para a tela de conclusão da monitorização. Aqui você pode preencher ou editar os dados do paciente antes da geração do relatório final.

Uma vez confirmada a informação, você pode clicar em “Confirmar”(1) e os dados finais serão enviados e o relatório será apresentado no aplicativo móvel, ou você pode clicar em “Adiar”(2) e enviar o dados posteriormente.

Figura 6.6-10 Tela de confirmação da monitoração.

Passo 7 - relatório da monitorização

Caso opte por salvar os dados do paciente, a próxima tela será o da visualização do relatório da monitorização. Nesse caso vale ressaltar as seguintes informações

  • (1) Status do relatório:

    • PARCIAL = ainda falta processar parte dos dados envidados.

    • FINAL = todos dados monitorados foram processados.

  • (2) Status da monitorização:

    • EM ANDAMENTO = o relatório sendo visto é intermediário.

    • FINALIZADO = a monitorização foi encerrada.

  • (3) Botão atualizar = está ativo quando uma nova versão o relatório estiver pronta.

  • (4) Opção de exportar e abrir PDF

    • Exportar PDF - opção de baixar o relatório em formato PDF

    • Abrir PDF - opção de abrir um relatório PDF baixado

Figura 6.6-11 Relatório final ou parcial

Caso opte por abrir um PDF, um arquivo do relatório final é salvo em seu dispositivo móvel local. Ao clicar em “Abrir”, o dispositivo móvel solicitará que você use um aplicativo instalado para ler o arquivo PDF. Selecione o aplicativo que você normalmente usa para visualizar o relatório.

Figura 6.6-12 Relatório Final

Copyright © 2020 Braincare Desenvolvimento e Inovação Tecnológica S.A. All rights reserved.